quarta-feira, 27 de março de 2013

"Sozinho, computador na sala de aula não faz nada", diz pesquisador

0 comentários

"A mera presença dos objetos técnicos em sala de aula não significa necessariamente inovação. Pode até ser um grande retrocesso. O computador sozinho não faz nada". A afirmação é de Edvaldo Couto, professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e pesquisador nas áreas de cibercultura, tecnologias educacionais e criação de narrativas em ambientes digitais.
Ele defende que nessa nova era tecnológica, o professor tem um novo papel. "O professor não é mais aquele que transmite um determinado saber pronto. Ser professor na cultura digital implica coordenar, orientar, incentivar a aprendizagem colaborativa e cada vez mais personalizada", disse Couto nessa entrevista ao Porvir.Doutor em Educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Couto é defensor do "uso de toda e qualquer tecnologia em sala de aula", mas desde que acompanhada de objetivos e métodos.
Couto foi palestrante em duas edições do congresso InovaEduca 3.0 –que discute práticas inovadoras na educação.  Na conversa, ele também defende que o conceito de educação 3.0 só terá sucesso no Brasil quando alguns problemas estiveram solucionados, como a falta de infraestrutura nas escolas e a má formação tecnológica dos professores

0 comentários: