quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pronatec oferece cursos técnicos em várias áreas; inscrições até o dia 16

0 comentários
Joinville (SC), Caxias e Bento Gonçalves (RS), Foz do Iguaçu e Curitiba (PR) são exemplos de cidades dos três estados da região Sul que oferecem múltiplos cursos técnicos para jovens e adultos que tenham concluído o ensino médio. Toda a formação, que varia de 800 a 1,2 mil horas, é gratuita pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação.  As inscrições podem ser feitas até 16 deste mês, pela internet.

Os municípios de Joinville, Caxias e Bento Gonçalves, que são polos regionais, se destacam no conjunto de cursos do Pronatec pela variedade de áreas. A oferta abrange metalurgia, refrigeração e climatização, eletrônica, plásticos, mecânica, design de móveis. Em Bento Gonçalves, o Senai tem vagas para curso técnico de mecânica no turno da manhã; em Caxias, no curso de eletrônica no turno da tarde.

Já em Foz do Iguaçu é ampla a oferta de cursos de informática – programação de jogos digitais, informática para a internet e computação gráfica são exemplos, além de paisagismo, hospedagem, desenho de construção civil, entre 12 opções, todos pelo Pronatec. Município do oeste paranaense, Foz do Iguaçu faz fronteira com três cidades no Brasil, três no Paraguai e uma na Argentina.

Londrina, que é polo do norte central paranaense, e faz divisa com nove municípios – entre eles, Apucarana, Arapongas e Sertanópolis – tem vagas em 11 cursos do Pronatec, com destaque para o setor de saúde: vigilância em saúde, gerência de saúde, citopatologia, agente comunitário de saúde, análises químicas. Ainda na região Sul há vagas em cursos como logística, edificações, segurança do trabalho, guia de turismo, estética, enfermagem, podologia, eventos, paisagismo, agrimensura, trânsito, automação industrial.

Pelo país – Existem vagas para cursos técnicos gratuitos em cidades das cinco regiões do país. Para concorrer, o candidato deve ter feito o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral. A consulta por vaga deve ser feita pelo interessado diariamente, pois a garantia de ocupação só é conseguida pelo aluno quando ele faz a matrícula.

Quando o inscrito não faz a matrícula no prazo de dois dias úteis após a inscrição, a vaga retorna para o sistema e é aberta novamente. As vagas são remanescentes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O Sisutec fez seleção pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Pronatec preenche as vagas por ordem de inscrição, desde que o candidato tenha certificado do ensino médio de escola pública ou de estabelecimento particular com bolsa integral.

Documentos – Para fazer a matrícula, o candidato deve levar os originais e cópias dos seguintes documentos:
  • Certificado de conclusão do ensino médio
  • Histórico escolar do ensino médio
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Carteira de Identidade, ou carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de identidade profissional.
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Título de Eleitor e comprovante de votação (primeiro e segundo turnos) ou documento oficial de justificativa por não ter votado – para maiores de 18 anos
  • Certificado militar, para maiores de 18 anos e do sexo masculino
  • Comprovante de residência
  • Uma foto 3x4, recente.

A inscrição deve ser feita na página do Pronatec na internet. Ali, o candidato encontra dados como a instituição responsável pelo curso e certificação, o número de horas de cada curso, o turno em que é oferecido, a data de início e de término da formação.

Ionice Lorenzoni
 
 
Fonte: MEC

0 comentários: