quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Capacitação de chefes de sala envolve 50 mil profissionais

0 comentários
Acontece, até 15 de setembro, a fase inicial de capacitação da primeira turma de chefes de sala que participarão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013. Com 50.125 profissionais, as aulas de conteúdo teórico acontecem na modalidade a distância. É o primeiro ano em que os chefes de sala do exame participam deste tipo de formação.

O curso, com carga horária de 30 horas, é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (UnB). Ministradas ao longo de duas semanas, as aulas versam sobre o edital do exame neste ano, a contextualização do Inep e do Enem e a acessibilidade nos dias de prova, incluindo o atendimento diferenciado.

Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, esta capacitação reforça o compromisso do Instituto de oferecer aos candidatos um exame seguro e de qualidade. “Pela primeira vez nos quinze anos de Enem estamos oferecendo este tipo de treinamento aos chefes de sala, o que representa um aprimoramento constante no processo de aplicação das provas”, destaca.

Haverá ainda duas outras turmas teóricas, uma entre os dias 23 de setembro e 6 de outubro e outra no período de 7 a 20 de outubro. Ambas com mais de 50 mil participantes. Ao todo serão 150.500 chefes de sala certificados para a aplicação do Enem neste ano.

As três turmas participarão também de uma segunda fase na capacitação, cuja execução caberá ao consórcio responsável pela aplicação da prova. Nesta fase as aulas serão presenciais, voltadas para a parte prática das atividades dos chefes de sala nos dias de prova, e estão previstas para acontecer em outubro, uma semana antes da realização do Enem 2013.

Participarão do exame, em 2013, 7,1 milhões de candidatos, número 24% superior ao total de inscritos na edição anterior. As provas, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo, dia da redação) de outubro, terão início às 13 horas (de Brasília).

Logística – Neste ano serão impressas 15,7 milhões de provas e a logística envolverá 1.661 municípios, 15.576 locais de prova, 63.340 malotes, 9.480 rotas de distribuição e 308 mil quilômetros devem ser percorridos. Números superiores ao da logística de 2012, que teve 12,7 milhões de provas, 1.615 municípios envolvidos, 15.076 locais de prova, 48.341 malotes, 9.788 rotas de distribuição e 305 mil quilômetros percorridos.

Além disso, serão envolvidas na aplicação da prova 648 mil pessoas, dentre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e apoio. Todos os malotes que transportarão as provas terão um lacre eletrônico, que permitirá maior segurança ao processo.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

0 comentários: